quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

O AUTOR NA PRAÇA


Apresenta

José Hamilton Ribeiro & Ricardo Kotscho

Por conta do mês que se comemora o Dia do Repórter (16 de fevereiro), estaremos recebendo os Jornalistas (Repórteres) José Hamilton Ribeiro e Ricardo Kotscho. Hamilton Ribeiro, único repórter brasileiro a receber sete prêmios ESSO, além de cobrir a Guerra do Vietnã, pela revista Realidade. JH autografará seu livro mais recente O Repórter do século e também Tropeiros – Diário de uma Marcha e Música Caipira. Ricardo Kotscho, que faz a apresentação do livro de O Repórter do Século, autografará seu livro mais recente Do Golpe ao Planalto – Uma Vida de Repórter. Após a tarde de autógrafos no Espaço Plínio Marcos, acontecerá no Espaço Alberico Rodrigues, às 19h, uma apresentação musical do cantador de Alto Belo Téo Azevedo, mostrando algumas modas de viola, em seguida haverá a exibição de uma entrevista exclusiva em vídeo com José Hamilton Ribeiro – sobre a revista Realidade, concedida à jornalista Cris Campos em 2001. O cartunista Júnior Lopes participa do evento realizando caricaturas.

O Autor na Praça com os jornalistas José Hamilton Ribeiro e Ricardo Kotscho
Dia 03 de fevereiro de 2007, sábado, das 14h às 18h
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros – SP
Informações: Edson Lima - Tel. 3085 1502 / 9586 5577 – oanp@uol.com.br
Apresentação Musical e exibição do vídeo da entrevista com José Hamilton Ribeiro, às 19h no Teatro do Espaço Cultural Alberico Rodrigues - Praça Benedito Calixto, 159
Tels.: 3064 3920 e 3064 9737 - www.espacoalberico.com.br/
Os eventos têm Entrada Franca
Realização: Edson Lima e Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto
Parceria: Jornal da Praça – plazajornal.blogspot.com/
Apoio: Sindicato dos jornalistas de São Paulo – www.sjsp.org.br/
DICAS CULTURAIS
Associação de Educadores da USP - AEUSP
Abre inscrições para o
Cursinho Experimental do CRUSP 2007de Levino Ponciano

O Cursinho Experimental do CRUSP está com inscrições abertas para suas novas turmas, que terão início em fevereiro. O "Cursinho do CRUSP" é um projeto da Associação de Educadores da USP – AEUSP – que funciona desde 1998 e tem por finalidade contribuir com jovens de baixa renda que desejam ingressar nas Universidades Públicas Brasileiras.

O Cursinho oferece 100 vagas para o período matutino. Focaremos a formação de alunos que desejam ingressar nas áreas das ciências humanas, com ênfase no enriquecimento do arcabouço cultural dos estudantes. Além das aulas durante a semana, aos sábados ocorrem atividades durante todo o dia (aula normal das 8h às 12h, aulas-extras, trabalhos de campo, exibições de filmes, atividades culturais na parte da tarde, etc.).

Para se inscreverem, os alunos interessados devem comparecer na Av. Prof. Mello Moraes, 1235, CRUSP, bloco F, sala 13 - Cidade Universitária/Butantã – USP, considerando que as inscrições serão encerradas assim que as vagas forem preenchidas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Telefone para contato e mais informações: 3091-3189.
Capoeira Angola OMOAYÊ

Angola, Capoeira Mãe !
Mandinga de Escravo em Ânsia de Liberdade,
Seu Principio Não Tem Método,
Seu fim é inconcebivel ao mais sábio capoeirista.

V I C E N T E F E R R E I R A P A S T I N H A (1 8 8 9 – 1 9 8 1)

Aulas: De 2ª 4ª e 5ª das 20:00 as 22:00 e de 2ª e 6ª das 15:00 as 16:00

Venha fazer uma Aula Grátis de Capoeira Angola

Espaço de Capoeira Angola Omoayê
R. Cardoso de Almeida, 54 - 2º and. Perdizes
Informações: Prof. Bui (11) 7192 4240 / Malaquias (11) 7649 5891 - 3921 0309
E-mail: malaquias7@hotmail.com

Grupo XIX retorna com três montagens:

O Grupo XIX de Teatro, aclamado pelos belos espetáculos "Hysteria" (2001) e "Hygiene" (2005), apresenta a partir de sábado três novas montagens que integram o projeto Casa em Obras, contemplado com o Prêmio Myrian Muniz. "Achamos que o modelo de oferecer oficinas estava desgastado. Então fizemos uma seleção de atores que estivessem a fim de participar de trabalhos com o Grupo XIX", conta Luiz Fernando Marques, diretor da companhia.

Assim, os seis atores do Grupo XIX, além de Marques, se dividiram nos seguintes núcleos de pesquisa, uma vez responsáveis pela orientação de cada: "Eu Era Carne agora Sou a Própria Navalha", exploração do universo do dramaturgo Plínio Marcos; "Vila Clarice", que teve como base as histórias da escritora Clarice Lispector para construção de uma dramaturgia particular de cada ator; e "Sonhos de Amor Rasgado", um trabalho que exigiu uma percepção corporal para elaboração textual dos intérpretes.

O objetivo de criação desses grupos de pesquisa teatral foi oferecer um espaço para o amadurecimento de atores, na maioria recém-formados. "Muitos artistas não têm onde atuar depois que se formam. A idéia é dedicar este espaço para que o ator possa repensar o fazer teatral", diz Marques. No total, 63 atores iniciaram as pesquisas com o Grupo XIX. Sessenta deles continuaram firmes durante os oito meses do trabalho que será apresentado durante todo este mês gratuitamente.

A partir de fevereiro, o Grupo XIX inicia uma turnê nacional (com o apoio do Prêmio Funarte de Circulação) com o espetáculo "Hygiene", já bastante aplaudido em São Paulo. É a vez de Blumenau (SC), Santos (SP), Salvador (BA), João Pessoa (PB)e Rio se emocionarem com a história da implantação de normas de higiene que serviram de pretexto para a destruição de cortiços na cidade. Em março, um livro será lançado com os textos de "Hygiene" e de "Hysteria".

Como já pôde ser notado, o século 19 imprime uma certa fascinação à companhia que escolheu o período para o seu nome, inclusive. "É mais fácil para realizar pesquisas profundas sobre o passado, existe muito material. Gostamos de falar de temas como moradia, mulher, amor, esse lado histórico privado que é difícil de vermos desvendado. Aos poucos, vamos abrindo o leque", diz Marques.

SERVIÇO
Projeto Casa em Obras. Vila Maria Zélia. Rua dos Prazeres, s/n.º. Estréia sábado, às 18h30. Inf. pelo tel. (11) 8283-6269. Grátis

(Texto de Lívia Deodato, publicado no Jornal O Estado de São Paulo – 11/01/07)

Nenhum comentário: